Helio de Mello (PL) foi afastado do cargo de professor e renunciou ao de vereador durante as investigações. Ele é procurado por seis crimes sexuais. g1 aguarda resposta da defesa dele.
Helio de Mello, de 55 anos, foi denunciado à Justiça por cometer seis diferentes crimes sexuais contra pelo menos 12 crianças e adolescentes a quem dava aulas em Irati, na região central do Paraná, segundo a Polícia Civil do Paraná.
A denúncia foi feita pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta terça-feira (7) e lista 28 fatos relacionados aos crimes praticados.
Ele era professor de uma escola estadual da zona rural e também vereador da cidade há 20 anos. Helio deixou ambos os cargos entre agosto e setembro de 2025, durante as investigações
Na terça-feira (7), a Polícia Civil divulgou que ele está com um mandado de prisão preventiva em aberto e é considerado foragido.
Conforme a Polícia Civil, Helio é procurado pelos crimes de:
- estupro de vulnerável;
- importunação sexual;
- assédio sexual majorado;
- favorecimento da prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente;
- satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente;
- crime equiparado à produção de pornografia envolvendo criança ou adolescente.
Segundo o MP-PR, os crimes vinham ocorrendo pelo menos desde 2017 com crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos de idade.
O g1 entrou em contato com o advogado Ricardo Mathias Lamers, que defende Helio, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. No início de setembro, durante as investigações, a defesa disse ao g1 que não iria se manifestar porque o processo tramitava em segredo de Justiça.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) destacou que o professor foi afastado das funções.
O g1 entrou em contato com o Partido Liberal (PL), sigla pela qual o vereador se elegeu, mas não obteve resposta.
Fonte:G1 PR 08 de Outubro de 2025.
0 Comentários